Brinquedos Recicláveis – Como funcionam e Dicas

Com o passar do tempo, a sustentabilidade tem se tornado um assunto cada vez mais presente no nosso dia a dia, bem como a preservação do meio ambiente. Diante disto, reciclar se tornou uma prática cada vez mais comum e a reciclagem tem feito parte de temas nunca antes imaginados. E, a partir deste cenário inovador e promissor, surgiram os brinquedos recicláveis.

Os brinquedos recicláveis são feitos com materiais que, na maioria das vezes, são descartados por nós em nossas casas e no nosso dia a dia. Em sua grande maioria são objetos de plástico, como garrafas, tampinhas de garrafa, caixa, papéis, entre outros.

Com um pouquinho de criatividade, uma tesoura, linha e cola é possível criar brinquedos alegres e divertidos para a criançada. É incrível o que é possível criar com estes pequenos objetos descartáveis.

brinquedos-reciclaveis-01

Como funcionam os Brinquedos Recicláveis

Todo e qualquer material descartável pode se tornar um incrível brinquedo reciclável. Aquela garrafa pet ou aquela caixa de sapato podem virar um carrinho ou um palhacinho, por exemplo. Tudo pode se tornar um brinquedo, basta usar a imaginação!

Além de serem coloridos e politicamente corretos, os brinquedos recicláveis contribuem, e muito, para o desenvolvimento infantil. Através da reciclagem de materiais, as crianças aprendem a preservar o meio ambiente e reaproveitar os materiais, ao invés de simplesmente jogar no lixo.

É um incentivo lúdico à conscientização das crianças para cuidar do planeta e do meio ambiente.

brinquedos-reciclaveis-02
Brinquedos Recicláveis feito com garrafa pet

Toda criança gosta de brinquedos diferentes e a possibilidade de criarem os seus próprios brinquedos é algo que atrai muito a atenção delas e o desejo de executarem esta atividade gostosa. Preservar o meio ambiente brincando, gerando consciência nas crianças.

Dicas de Brinquedos Recicláveis

Se você estiver interessado em fazer alguns brinquedos recicláveis, podemos dar algumas dicas. Em casa, os brinquedos mais comuns são cofrinhos com caixas de leite ou com garrafinhas pet, trenzinhos, caminhões, bonecas, palhaços com garrafinhas e tampinhas de refrigerantes e de amaciante, por exemplo.

Também é possível criar porta-trecos ou pequenas bolsinhas ou caixinhas para que as crianças possam guardar suas coisas, estimulando também a organização.

Já em ambientes escolares, há várias outras possibilidades, como jogo da memória, jogo de dama, dominó, entre tantos outros. Além dos professores trabalharem a coordenação motora das crianças através da criação destes brinquedos, podem também aproveitar para ensinar jogos novos e até mesmo matérias escolares, como matemática, ciências e outras.

Veja o vídeo com dezenas de dicas para fazer seus próprios brinquedos:

https://www.youtube.com/watch?v=Tx3MJjrQjO0

Enfim, os brinquedos recicláveis são ótimas oportunidades em vários sentidos. Inicie hoje mesmo essa prática divertida e consciente.

Deixe um comentário